domingo, 22 de agosto de 2010

Congresso no DF debate computação em nuvem

Domingo, 15 de agosto de 2010 - 10h02


De acordo com o presidente do Serpro, Marcos Vinícius Mazoni, o objetivo do congresso é mostrar as soluções que estão sendo trabalhadas pelos órgãos dos governos federal, estaduais e municipais para qualificar os serviços eletrônicos no país.
O principal público do evento são gestores públicos, técnicos da área de tecnologia da informação, profissionais da área de tecnologia e estudantes.
Segundo ele, um dos principais focos do Consegi será a segurança da computação em nuvem. “O grande debate hoje no mundo dos serviços em nuvem é o aspecto da segurança, ou seja, como a gente consegue manter o sigilo da informação com alta utilização tecnológica a baixo custo”, explica.
Na computação em nuvem, ou cloud computing, como é chamado no meio técnico, os dados trafegam na rede, em vez de ficar apenas no computador do usuário, e podem ser acessados de qualquer lugar.
As palestras vão contar com especialistas de países que já estão avançados na computação em nuvem, como Coreia, Estados Unidos, Espanha e Índia.
Também serão realizadas 67 oficinas de assuntos como edição de imagens, áudio, vídeo, ferramentas de desenvolvimento, elaboração de cursos à distância, sistema de convênios, arte 3D e linguagens de programação. Até 1,7 mil pessoas poderão participar dos cursos.
A organização do evento espera um público de 6 mil pessoas para participar do evento, que no ano passado contou com 4 mil participantes. Até a última sexta-feira, o Consegi já tinha registrado mais de 4,2 mil inscrições.

http://info.abril.com.br/noticias/ti/congresso-no-df-debate-computacao-em-nuvem-15082010-1.shl

5 comentários:

  1. A utilização da computação nas nuvens é uma excelente ferramenta que vem ganhando espaço a cada dia. Com ela encontramos a possibilidade de utilizar diversos serviços através do acesso à internet, como por exemplo, o armazenamento de dados como fotos e documentos . Isto tornará a vida do usuário muito mais prática e sem contar o ganho com equipamentos que podem ser básicos e bem mais baratos.

    ResponderExcluir
  2. A computação nas nuvens oferece também recursos de melhor utilização de hardware e software visando baixar custos com manutenções e diminuindo gastos, além de adotar uma política de melhor ultilização de recursos naturais.

    ResponderExcluir
  3. Com a computacao em nuvem nao e preciso se preocupar com o sistema operacional do pc que estamos utilizando. Temos a vantagem de poder acessar arquivos, informacoes e programas em qualquer lugar que estivessimos, porem o computador tem que ter acesso a internet. Outra vantagem que considero muito interessante e a de que podemos utilizar o software sem precisar-mos instalar os softwares nos nossos computadores.

    ResponderExcluir
  4. Com a computação nas nuvens funcionando beleza, com uma banda de internet legal, é de extrema funcionalidade e praticidade o uso da computação nas nuvens. O futuro está aí.

    ResponderExcluir
  5. É importante lembrar de um "pequeno" detalhe: computação em nuvens só funciona se tenho uma conexão satisfatória e confiável. Daí faço a pergunta: como andam as nossas conexões hoje, sejam elas via cabo ou 3g?

    ResponderExcluir