quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Discos Blu-ray de 100 GB já estão à venda no Japão!


A capacidade de armazenamento de discos Blu-ray dobrou. Empresas como Sharp, TDK e Verbatim já se preparam para lançar discos que armazenam até 100 gigabytes de dados.
Na sexta-feira (30/7), a Sharp vai começar a vender, no Japão, o primeiro disco Blu-ray com capacidade de 100 GB. O disco VR-100BR1 pode ser gravado apenas uma vez e está em conformidade com a especificação BDXL, que foi anunciada em abril pela Blu-ray Disc Association.
Na semana passada, a TDK anunciou que começaria a vender discos de 100 GB em setembro, de acordo com comunicado da empresa traduzido com ajuda do Google Translate. Na terça-feira (27/7), a empresa de hardware Verbatim anunciou que entregaria discos de 100 GB em 2011.
Os discos Blu-ray vendidos atualmente oferecem capacidades de 25 GB em camada única e de 50 GB em duas camadas. O disco de 100 GB adiciona uma terceira camada de armazenamento, para capacidade extra.
Em teoria, mídias que seguem o formato BDXL seriam capazes de oferecer até 128 GB com uma quarta camada.
Mas as mídias BDXL não funcionarão com os drives de Blu-ray disponíveis hoje – será preciso comprar drives novos. A Sharp também anunciou novos gravadores Blu-ray Aquos BD-HDW700 e BD-HDW70, capazes de gravar dados em discos de 100 GB. Os gravadores também começarão a ser vendidos no Japão em 30/7.
Backups
Os discos Blu-ray são mais conhecidos como meio de distribuição de filmes, mas a Blu-ray Disc Association propõe o uso do BDXL em outras aplicações, como backup de dados e armazenamento de vídeo de alta definição. A associação argumenta que a mídia de alta capacidade não é necessária para filmes, pois 50 GB são suficientes mesmo para filmes de alta definição em 3D criados no formato Blu-ray 3D.
Como os drives DVD+/-RW, os gravadores BDXL poderiam ser utilizados para gravar dados, vídeos e imagens. Os gravadores gravarão os discos a velocidades entre 2x e 4x e poderiam ser utilizados em set-top boxes para gravar transmissões de TV.
A Sharp e a Verbatim disseram que suas mídias de 100 GB terão capas para proteger os dados e prevenir arranhões. Informações sobre preço e distribuição global não foram fornecidas nem pela Sharp, nem pela TDK.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/07/29/discos-blu-ray-de-100-gb-ja-estao-a-venda-no-japao/

4 comentários:

  1. Daqui uns dias não vai existir mais HD nem nd, vai ser tudo armazenado em Blue-ray, a unica coisa ruim por enquanto é o preço que tá meio salgado, mais com o tempo isso deve melhorar!

    ResponderExcluir
  2. ISSO é jogada de publicidade certamente ja existem discos com essa tecnologia com capacidade muito superior,so esperando pra ver a opiniao dos consumidores para serem lancados ísso se até la nao nascer uma nova tecnologia revolucionaria cujo nome eu nunca ouvi falar mas que custa caro e claro so existe no japao

    ResponderExcluir
  3. Nossa... 100 GB num disco. Mas mesmo assim acho que essa tecnologia não vai ser a melhor. Esses raio azul vai atender a muitas coisas particulares do usuário, mas a "computação nas nuvens" e a incrível evolução em memória flash ocuparão os primeiros lugares nos armazenamentos de dados.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu discordo do comentário do Herbert, o HD nao deixaria de existir tão fácil, poderá sim ter modificaçoes como já tem acontecido com a criação do SSD (Solid State Drive) que é um HD melhorado, mais veloz, com maior capacidade, resistente a maiores impáctos pois não contém disco pois é feito de memória flash.

    ResponderExcluir