quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Windows faz 25 anos com fama de software 'onipresente'

No 1º ano de lançamento, o Windows 7, atual sistema operacional da Microsoft, vendeu mais de 240 milhões de cópias

Sistema da Microsoft está presente em 90% dos computadores do mundo

O sistema operacional Windows comemora neste sábado seu 25º aniversário alcançando o patamar de um software onipresente que é usado em mais de 90% dos computadores de todo o mundo. No entanto, para alcançar o topo mais alto no segmento – tarefa nada fácil – Bill Gates e sua tropa de engenheiros buscou mudar o mundo da computação. E conseguiu.
Duelo de gigantes: Microsoft x Apple

O Windows 1.0 foi o primeiro produto da família Microsoft. Criado em 20 de novembro de 1985, o sistema teve uma estreia discreta, oferecendo poucas novidades ao mercado – e era relativamente limitado.

As críticas vieram rapidamente. Na época, especialistas chegaram a desprezar o serviço criado por Bill Gates e Paul Allen. O motivo: consideravam o serviço pouco revolucionário. "Ninguém que usasse a primeira versão teria imaginado que o Windows dominaria o mercado dos computadores 25 anos depois", admitiu o analista Jon Brodkin, em artigo para a revista especializada Network World.

Para Bill Gates, a primeira versão do Windows era "um software único desenhado para o usuário de PC sério". Ou seja, popularidade não seria seu maior símbolo. Pouco depois, alguns modelos de computadores chegaram às casas e nos escritórios americanos com o sistema operacional instalado - uma façanha comercial para a época.

Em 1987, os criadores do Windows botaram a mão na massa e lançaram a versão 2.0, projetada para os processadores Intel 286 e que já incluía o painel de controle, ícones de escritório, além de uma melhor qualidade gráfica que permitia sobrepor janelas. A atualização do Windows alavancou as vendas do programa e, em 1988, a Microsoft já iniciava o reinado na lista de empresas de software.

No entanto, a fama foi alcançada realmente em maio de 1990 com o lançamento do Windows 3.0. Na ocasião, Gates teve sorte: o período ficou marcado também pela popularização dos microcomputadores nos países mais desenvolvidos. O novo Windows já se assemelhava com o aspecto do atual, além de ter lançado o fundo de tela, o protetor de tela, os atalhos e populares jogos como Paciência e Campo Minado. O sucesso foi garantido: nos dois primeiros anos, a Microsoft vendeu mais de 10 milhões de cópias do Windows 3.0 e de sua atualização Windows 3.1.

Gates chegou a lançar o sistema direcionado para as empresas chamado Windows NT, em 1993, mas foi ofuscado pela estreia do Windows 95 – lançado em agosto de 1995 – marcando a história dos computadores. Nas primeiras cinco semanas, as vendas registraram mais de sete milhões de cópias autenticadas do sistema operacional traduzido em 12 idiomas, que estava preparado para a era da internet e já operava em 80% dos computadores do mundo.

Entre 1998 e 2000, o gigante da tecnologia lançou Windows 98, Windows 2000 e Windows Millenium Edition. Este último, por sua vez, foi considerado a maior decepção do Windows, apelidada pelas revistas especializadas de "Mistake Edition" (edição fracassada) e apontada como um dos piores produtos tecnológicos de todos os tempos.
A trajetória bem-sucedida continuou, embora a sombra do Windows 95 tenha pesado sobre as seguintes atualizações que não convenceram a maioria dos usuários até o nascimento do Windows XP em outubro de 2001. O produto estabeleceria o padrão moderno do sistema operacional da Microsoft, ao ponto de continuar com o título de software mais popular quase uma década após seu lançamento.

Cinco anos depois, foi a vez da chegada do Vista, outro modelo muito criticado por especialistas – e consumidores domésticos. Muitos deles, inconformados com a sequência de problemas envolvendo segurança e velocidade, preferiram retornar ao antigo modelo XP. Ao todo, foram 180 milhões de cópias vendidas do Vista.

O último sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, nasceu em 2009 registrando mais de 240 milhões de vendas do produto em seu primeiro ano de vida. Se o ritmo continuar, calcula-se que o sucesso histórico do XP ficará para trás em dois anos e meio.

Hoje, o domínio da Microsoft é absoluto. Segundo recente pesquisa da consultoria Gartner, 9 entre 10 computadores usados em todo o mundo tem como sistema operacional um modelo Windows. A cada ano, cerca de 300 milhões de novos computadores com o software da empresa são vendidos no mundo. E um nova versão do produto está por vir.

Especula-se que o ano de 2012 será marcado pelo lançamento do Windows 8 – e recheado de novidades, como suporte a filmes e games em 3D, um sistema mais eficiente para suportar novos programas e uma loja de aplicativos. É a Microsoft tentando se reinventar e manter a hegemonia no segmento com estratégias já vistas nos rivais.

(Com agência EFE)

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/windows-faz-25-anos-com-fama-de-onipresente%E2%80%9D

Nenhum comentário:

Postar um comentário